fbpx
Pesquisar
Adicionar Anúncio
Acessar

Sinto fome ou vontade de comer?

Sinto fome ou vontade de comer?

Dra. Yasminne Fayad Takeda

Na maior parte do tempo, não paramos para perceber o que de fato nosso corpo necessita, quais os sinais que recebemos quando de fato sentimos fome, ou simplesmente temos vontade de comer algo em determinado momento. Precisamos ter essa consciência até mesmo para nos auxiliar quanto ao limite durante a alimentação. Irei falar de forma breve, sobre esses sinais que o nosso corpo apresenta em relação a fome fisiológica e a fome psicológica. Vamos lá…

Em relação a fome fisiológica, é o que chamamos de “fome de estômago“, e podemos dizer que são os sinais que vierem da metade do peito para baixo, ou seja, é quando eu realmente sinto fome, preciso me alimentar, o estômago dói, pode haver tontura devido ter passado da hora de me alimentar, suor frio, dentre outros sintomas fisiológicos que nos mostram que realmente é o momento de me alimentar, é uma NECESSIDADE.
Já a fome de boca, é o que chamamos de “fome psicológica”. São os sinais que vierem da metade do peito para cima, como por exemplo; olhar um alimento e desejar comê-lo mesmo após já ter me alimentado, é estar fisiologicamente satisfeita e ainda “precisar” comer algo que estou com vontade. Existem algumas situações do dia a dia que nos ajudam a identificar esse tipo de fome, uma delas é quando eu como por ser a hora que as crianças precisam comer, como pois tive um dia difícil e preciso “compensar”, ou para me parabenizar por uma promoção no trabalho, ou simplesmente para fazer companhia para alguém que está comendo.
Como podemos perceber, a fome psicológica é aquela que eu como sem realmente ser uma necessidade. Precisamos estar atentos para nosso desejo e aprender a identificar se eu realmente preciso daquele alimento naquele momento, ou já me encontro satisfeita. Para isso, podemos imaginar o tamanho da nossa fome…como assim? Imagine uma régua com números de 0 a 10. Pare por alguns segundo e observe em qual número está sua fome fisiológica. Lembre-se que essa é a fome de estômago. Ok, qual o número da sua fome?
A fome dentro dos números 0 a 4 significa que você está com pouca fome, de 4 a 7 é considerada uma fome média, e de 7 a 10 é muita fome. É importante que se coma sempre na fome média, ao redor do número 4. Pra que isso? Para que possamos sintonizar a nossa fome de estômago, para simplesmente não comer de forma compulsiva. Quando me alimento por realmente sentir fome, como o necessário para sobreviver. Quando como além do necessário, muitas vezes como por raiva, ansiedade, alegria, para descontar a briga que tive no dia, ou até mesmo por me achar merecedora de ter esse prazer, ainda que eu não esteja com vontade daquele alimento, naquele momento.
Portanto, se alimente quando realmente sentir fome. Faça esse experimento e veja o que muda, perceba como você se sente durante as refeições, em que lugar emocional você se encontra nesse momento, o que te falta, e simplesmente coma o que você deseja na hora certa, e não para preencher vazios.
Essas são dicas importantes para identificarmos esses tipos de fome que sentimos diariamente. Espero que ajude vocês a identificarem e a comerem de forma mais consciente. Lembre-se: ESTOU COM FOME OU VONTADE DE COMER?
Um abraço carinhoso: Yasminne Fayad Takeda

Tags

Autor

Deixe uma resposta

Entrar Sou Anápolis

Os detalhes da sua conta serão confirmados por email.

Redefinir Sua Senha